Centro de Vigilância Epidemiológica
Este trabalho tem como principal objetivo falar sobre o Centro de Vigilância Epidemiológica. Citamos seus conceitos, propósitos, principais funções e sua grande importância para a população.
O Centro de Vigilância Epidemiológica, basicamente, busca controlar as doenças transmissíveis, planejando, executando, gerenciando e monitorando as ações de prevenção de doenças, além de desenvolver capacitação e pesquisa de interesse para a Saúde Pública.
Dentre todas as doenças transmissíveis, escolhemos ressaltar um dos principais assuntos da atualidade: o vírus Ebola. Esse vírus foi identificado pela primeira vez em 1976, no Zaire (atual República Democrática do Congo), e, desde então, tem produzido vários surtos no continente africano. A transmissão ocorre quando os seres humanos entram em contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinhos. Existem cinco espécies de vírus Ebola (Zaire ebolavirus, Sudão ebolavirus, Bundibugyoebolavirus, Restonebolavirus e Tai Forest ebolavirus), sendo o Zaire ebolavirus o que apresenta a maior letalidade, geralmente acima de 60% dos casos diagnosticados.
Existem muitas dúvidas da população em relação ao Ebola, como por exemplo: “Como as pessoas são infectadas com o vírus?”; “Quais os riscos para os profissionais de saúde que cuidam dos doentes?”; “Quando uma pessoa passa a transmitir o vírus a outra?”; “Quais são os sinais e sintomas do Ebola?”; “Qual é o tratamento?”; “Como prevenir a infecção pelo Ebola?”; “É possível termos casos de Ebola no Brasil?”, entre outras.
O Centro de Vigilância Epidemiológica tem como função responder a essas perguntas e passar as informações necessárias para a prevenção dos profissionais que trabalham na área da saúde.
CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Centro Nacional de Epidemiológica - CENEPI/FNS
O controle das doenças transmissíveis baseia-se em intervenções que, atuando