Normalização contabilística em cv
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização, está ligada ás primeiras manifestações humanas da necessidade social de protecção á posse e interpretação dos factos ocorridos com o objecto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Assim como a civilização a ciência contábil vêm evoluindo e pode ser resumida da seguinte forma:
- Contabilidade do mundo antigo – Período que inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã.
-Contabilidade do mundo medieval – Vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolli, publicado em 1494.
-Contabilidade do mundo moderno – Vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da obra ”La Comtabilitá Aplicatta alle Amministrazioni Private e Publiche”, da autoria de Francesco Villa, uma das obras mais marcantes da história da contabilidade.
-Contabilidade do mundo científico – Inicia em 1840 e continua até os dia de hoje. Também vem sendo constante a dinâmica de desenvolvimento de Cabo Verde, e atento a evolução que vem acontecendo no mundo a nível da contabilidade e do Relato Financeiro o Governo de Cabo Verde teve a necessidade de proceder á reestruturação do normativo contabilístico do país, de modo a definir um conjunto de princípios e critérios a serem uniformemente seguidos pelas diversas unidades económicas na execução da sua contabilidade.
Este projecto ganhou forma com a apresentação de um novo modelo de contabilidade e de Relato Financeiro pela Comissão de Normalização Contabilístico nomeado pelo Despacho 09/2007 de 16 de Agosto de 2007 dando origem a SNCRF- Sistema de Normalização Contabilístico e de Relato Financeiro que foi oficializado pelo Decreto-Lei 5/2008 de 4 Fevereiro de 2008, Decretos Normativos e Portaria n.º49/2008 de 29 de Dezembro de 2008, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2009. Este trabalho é o resultado de uma