Normaliza o de Dados
A normalização de dados é uma série de passos que se seguem no projeto de um banco de dados, que permitem um armazenamento consistente de informações e um eficiente acesso aos dados em bancos de dados relacionais. A regra de ouro que devemos observar no projeto de um banco de dados baseado no Modelo Relacional de Dados é a de "não misturar assuntos em uma mesma Tabela". Por exemplo: na Tabela Clientes devemos colocar somente campos relacionados com o assunto Clientes. Não devemos misturar campos relacionados com outros assuntos, tais como Pedidos, Produtos, etc. Essa "Mistura de Assuntos" em uma mesma tabela acaba por gerar repetição desnecessária dos dados bem como inconsistência dos dados. Normalmente após a aplicação das regras de normalização de dados, algumas tabelas acabam sendo divididas em duas ou mais tabelas, o que no final gera um número maior de tabelas do que o originalmente previsto. Este processo causa a simplificação dos atributos de uma tabela, colaborando significativamente para a estabilidade do modelo de dados, reduzindo-se consideravelmente as necessidades de manutenção. Esses passos reduzem as chances dos dados se tornarem ilegíveis e inconsistentes. Os objetivos da normalização são muitos, entre eles destaco:
Processo de definir o formato lógico adequado para as estruturas de dados
Objetivo de minimizar o espaço utilizado pelos dados e garantir a integridade e confiabilidade das informações
Evita redundância
Possibilita maior desempenho do BD
A normalização é feita, através da análise dos dados que compõem as estruturas utilizando o conceito chamado "Formas Normais (FN)".
Definição de FN’S:
As FN são conjuntos de restrições nos quais os dados devem satisfazê-las. Por exemplo, pode-se dizer que a estrutura está na primeira forma normal (1FN), se os dados que a compõem satisfizerem as restrições definidas para esta etapa. O Processo de normalização aplica uma série de regras sobre as tabelas de um banco de dados, para