Norma Regulamentadora 10
Campus do Benfica
Curso de Eletrotécnica
Higiene e Segurança do Trabalho
Professor MS. Francisco Almeida Cavalcante
Bernardino Ramazzini e a Norma Regulamentadora (NR) 10
Aluna: Lidyanne Viana Nogueira
Matrícula: 20121012220262
Fortaleza – Ceará
Abril - 2012
1 Vida e Obra de Bernardino Ramazzini
O italiano Bernardino Ramazzini nascido em Carpi (1633 – 1717), Formado em filosofia e medicina em Parma, deslocou-se para Roma junto com Antonio Maria Rossi. Depois exerceu a medicina em Canino y Marta, no Ducado de Castro, até que contraiu malária (1663), voltou para sua cidade natal e permaneceu até a década seguinte (1676). Quase vinte anos depois (1682), convidado pelo Duque Francesco d'Esta, foi contratado como professor da Faculdade de Medicina de Moderna. Mudou-se para Pádua (1700) para ser professor de Prática médica, e nesta cidade veio a falecer vítima de apoplexia (1714).
Bernardino Ramazzini têm seu nome escrito no quadro da medicina mundial, bem sabemos que ele não foi o primeiro, mas seus estudos são preciosidades dignas de um apaixonado por soluções de doenças, ou melhor, um amante da vida, porque lutava a favor do fim de todos os males que afetavam os trabalhadores.
Não foi o primeiro, pois há registros de Hipócrates (c.460-c. 377 a.C) que conduzem a ser ele quem primeiramente observou uma doença profissional, à época, se tratava da cólica, que se dava pela extração de metais como o chumbo, seguido por Plínio o Velho (23 – 79) um médico romano que observou o envenenamento pelo mercúrio, doença típica de escravos do Império.
Bem mais a frente, ainda se destacaram; Georg Bauer (1494 – 1555), com estudos relativos às doenças contraídas por extração de minérios metálicos, o caso do ouro e da prata, de grande importância também porque descreveu sobre as dificuldades em respirar e a destruição dos pulmões causados pela inalação de poeiras, e destaca-se também a contribuição de Paracelsus (