Norma nr-13
Os equipamentos geradores de vapor são denominados caldeira, sua aplicação se dá tanto na geração de energia elétrica em termelétricas como no meio industrial para geração de vapor, principalmente de água.
A operação da caldeira exige grande empenho devido aos riscos apresentados pois este equipamento trabalha com pressões muito acima da pressão atmosférica. Desta forma as caldeiras exigem grandes gastos para uma operação segura e eficaz, sendo necessário treinamento específico de pessoal e manutenção constante do equipamento.
Objetivos
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais conceitos relacionados a caldeiras através de levantamento bibliográfico.
Introdução
Diversos seguimentos industriais fazem uso do vapor gerado por caldeiras, dentre eles podemos citar:
• Refinarias de petróleo
• Papel e celulose
• Açúcar e álcool
• Têxteis
• Tintas e vernizes
• Alimentícia, dentre outras.
Nos processos industriais da atualidade o modo mais econômico e prático de transferir calor, esta associado ao vapor. Alem disso o vapor gerado é transformado em energia mecânica. Sendo assim, alguns autores dizem que: “o vapor movimenta o mundo”.
Conceitos termodinâmicos
Um conceito de grande importância esta relacionado aos estados da matéria, sendo estes: solido, liquido e gasoso. É também importante ter bem definidos alguns conceitos como calor e temperatura.
Calor é uma forma de energia que pode ser transferida de um corpo com maior temperatura para um de menor temperatura, não podendo ser armazenado, sendo possível apenas facilitar ou dificultar sua transferência. Já a temperatura é a medida das vibrações moleculares de um determinado corpo, ou seja, é a medida da energia cinética, quanto maior a agitação das moléculas, maior a temperatura do corpo. Sendo assim, a diferença de temperatura de dois corpos promove a transferência de calor.
Ao fornecer calor a água, a temperatura se