Orientação vocacional
O objetivo fundamental da primeira entrevista é a elaboração do primeiro diagnóstico; eventualmente, a formulação do contrato de trabalho e, também eventualmente, o encaminhamento do entrevistado para outro tipo de atendimento.
Na entrevista a cliente relatou que teve três opções de profissões antes de decidir pelo curso de Direito que foram: agronomia, sistema de informação e também psicologia. Mas após algumas pesquisas feitas por ela e por rejeições por parte de alguns (familiares, e amigos) quanto aos seus interesses, optou por Direito que foi um curso que seus amigos faziam e posteriormente lhe indicaram. Quanto ao local, buscou informações prévias decidindo junto a família (pai e mãe) vir residir a Cacoal para estudar um curso superior.
Na entrevista, apresentou-se de forma clara e concisa sua opinião quanto as profissões de seu interesse. Através dos instrumentos EMEP, SDS e EAP procedeu-se a investigação dos interesses profissionais do sujeito.
Analisando os resultados na Escala de Maturidade para Escolha Profissional, pela qual se verifica o nível de maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio e detectar aspectos mais ou menos desenvolvidos, o avaliado apresentou um nível geral médio quanto a maturidade profissional; médio nas dimensões determinação, auto-conhecimento e conhecimento da realidade, o que indica que a mesma apresenta razoável capacidade para a tomada de uma escolha profissional. Apresentou Médio Superior em responsabilidade e independência o que indica que a mesma tem segurança quanto a escolha profissional e está se responsabilizando por esta decisão, empreendendo ações para a efetivação da mesma.
No Questionário de Busca Auto-Dirigida, cujo objetivo é estudar as carreiras profissionais que mais se aproximam dos seus