High line
High line section 2: 10 blocks ; 2006-2011
High line section 3:
AHigh Line está localizada no MeatpackingDistrict, Zona Oeste de Manhattan. Por muitos anos foi um incômodo na paisagem urbana local. Por volta de 1930, foi construído um trilho suspenso de 2,3 km para transportar os produtos industriais que ali chegavam, com a intenção de evitar os acidentes que ocorriam nas ruas devido ao intenso tráfego. A High Line foi projetada para percorrer por sobre o centro das quadras, ou seja, conectava-se diretamente com as fábricas e os armazéns, de modo que os comboios de mercadorias chegassem no interior dos edifícios para descarregar os produtos
Com o abandono da linha, desde 1980, a vegetação rasteira tomou conta e a transformou em uma faixa orgânica sobre os trilhos inativos.
Iniciou-se uma campanha em prol da revitalização da ferrovia que só em 2002 ganhou apoio da prefeitura. A associação Friendsofthe High Line arrecadou 44 milhões de dólares para as transformações e, o resto, - 152 milhões de dólares – foi levantado pela prefeitura.
Em 2003, iniciou-se um concurso aberto para escolher o projeto que beneficiaria a antiga ferrovia. Na época, foram 720 projetos inscritos, de 36 países.
Em 2004, o estúdio de paisagismo de James Corner Field Operations e o escritório de arquitetura DillerScofidio + Renfro foram selecionados pelo júri para o projeto de renovação da High Line. Inicialmente, a comunidade foi ouvida pelos arquitetos, novas idéias foram incorporadas.
O paisagismo foi inspirado nas espécies que cresceram por conta durante os anos de abandono da ferrovia. Ao todo, foram 210 espécies de arbustos, bordaduras, forrações de diversas texturas, cores e tamanhos
Eventos
No parque são promovidos tours e eventos diversos. Nos tours, aprende-se sobre a história do High Line e seu projeto e horticultura. Os eventos incluem exposições, peças, atividades de recreação para crianças e atividades ao ar livre.