Norma DNIT 106/2009
Engenharia Civil – 7NA
Contra-Capa
NORMA DNIT 106/2009 – ES (Agosto, 2009)
Terraplenagem – Cortes
Especificação do Serviço
1. Condições Especificas (Norma DNIT 106/2009 – ES – seção 5)
1.1 Materiais (Subseção 5.1) Nesta subseção, a norma trata do processo de execução de cortes em terrenos naturais, onde envolve a formação de solos, alterações de rochas, ou associação destes tipos. Através do perfil geotécnico do subleito estabelecido no projeto de engenharia, dar-se a característica precisa do terreno natural, onde se distribuirá para efeito de escavação em três categorias. A primeira categoria trata da compreensão dos solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com seu diâmetro máximo inferior a 0,15m, realizado com escavação simples. A segunda categoria, compreende os solos de resistência ao desmonte mecânico inferior ao da rocha não alterada, com blocos de rocha de volume inferior a 2m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio compreendido entre 0,15m e 1,00m, realizado com escarificação. Na terceira categoria, compreende-se os matérias com resistência ao desmonte mecânico equivalente a rocha não alterada e blocos de rocha com diâmetro médio superior a 1,00m, ou de volume igual ou superior a 2m³, realizado com desmonte com explosivos.
1.2 Equipamentos (Subseção 5.2)
1.2.1 (5.2.1) - Para uma escolha adequada dos equipamentos é necessário saber os tipos de escavações. Utilizar o equipamento de forma correta e com produtividade.
1.2.2 (5.2.2) - A seleção dos equipamentos deve obedecer às indicações seguintes: a Corte em solo, utiliza-se geralmente tratores equipados com laminas, escavo transportadores, ou escavadores. Junto com transportadores diversos. A operação deve incluir também a utilização de tratores e moto-niveladoras para escarificação e a manutenção dos caminhos de serviços e da área de trabalho, além da utilização de tratores empurradores (pushers). b Corte em Rocha, utiliza-se