Reflexão Invictus
É um filme sobre um personagem histórico, num momento de viragem da história da África do Sul. "Invictus", o filme de Clint Eastwood sobre a chegada de Nelson Mandela à presidência do país, e da triunfante caminhada da selecção da África do Sul no Campeonato do Mundo de Rugby de 1995.
A história de “Invictus” acompanha os primeiros momentos da histórica presidência de Nelson Mandela, um homem que sabia que a sua nação continuava economicamente e racialmente dividida e ressentida após décadas de um violento regime de apartheid. Nelson Mandela acreditava que poderia unir o seu povo através do desporto, assim sendo, apelou à equipa nacional de rugby os “Springboks” como eram conhecidos, que apelassem ao orgulho e espírito sul-africano numa improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995.
A história de Francois Pienaar e dos Springboks também é motivante porque nos oferece uma excelente demonstração do espírito de sacrifício de um conjunto de indivíduos em proveito da sua pátria, a fantástica batalha entre África do Sul e Nova Zelândia na Final do Campeonato do Mundo, um momento que exprime na perfeição o espírito e a essência desta excelente produção que nos demonstra como é que um povo dividido por décadas de apartheid conseguiu se unir em redor de um grupo de indivíduos que posteriormente lhes retribuíram a confiança depositada nas suas capacidades ao conquistarem o Campeonato do Mundo.
As lições de liderança de Mandela
Quando se esperava que Nelson Mandela executasse uma limpeza dos brancos dos lugares chave, o novo Presidente surpreendeu, sobretudo, pela estratégia utilizada para promover a união entre brancos e negros.
A selecção nacional de râguebi era um dos grandes símbolos da nação para os sul-africanos brancos, o que a tornava automaticamente alvo de ódio dos negros.
Apesar de todos os graves problemas sociais, económicos e políticos que Nelson Mandela tinha para resolver, o Presidente