norma 17025
Mundialmente o processo de padronizar as atividades dos laboratórios de calibração e ensaio teve inicio com a divulgação da ISO/IEC Guia25 em 1978, novamente analisado em 1993. Na Europa devido a não aceitação da ISO Guia25, valia apenas a EN 45001 como norma para reconhecer a competência dos ensaios e calibrações feitas pelos laboratórios.
Porem, ambas as normas estavam insuficientes para liberar uma aplicação consistente, sendo assim as duas normas, ISO Guia 25 e EN 45001, foram revisadas e desta revisão veio a norma ISO/IEC 17025, que contem todas as competências, que são necessárias para a calibração e ensaio nos laboratórios.
Conteúdo
O QUE É O CREDENCIAMENTO?
A acreditação (credenciamento) pelo Inmetro é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um laboratório ou organização para desenvolver tarefas específicas.
CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS
É aberto a qualquer laboratório que realize serviços de calibração e/ou de ensaios, em atendimento à própria demanda interna ou de terceiros, independente ou vinculado a outra organização, público ou privado, nacional ou estrangeiro, independente do seu porte ou área de atuação;O credenciamento é concedido por especialidade da metrologia para uma determinada relação de serviços, incluindo faixas e melhores capacidades de medição; Pode ser concedido a laboratórios permanentes, temporários ou móveis, para realizar serviços de calibração e/ou de ensaios nas próprias instalações e/ou em campo.
OBJETIVOS:
A ISO 17025 estabelece os critérios para aqueles laboratórios que desejam demonstrar sua competência técnica, que possuem um sistema da qualidade efetivo e que são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos. Os principais objetivos da 17025 são: Estabelecer um padrão internacional e único para atestar a competência dos laboratórios para realizarem ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem. Tal padrão facilita o