Nomofobia
A Pesquisa que será apresentada, está centralizada em torno dos das pessoas, a partir do começo da adolescência. O Tema Apresentado é Nomofobia. A Decisão da Equipe em escolher o tema, foi de alertar essas respectivas pessoas, quanto ao uso da tecnologia. O Problema é que nos dias de hoje, estamos mais dependentes do que nunca do aparelho celular, que muita gente hoje é possuidora, colocando o Brasil no 4° Lugar quanto ao consumo dos telemóveis. O Trabalho a ser apresentado, tem como objetivo, alertar de que não há necessidade do uso contínuo do aparelho celular.
Origem
Essa expressão surgiu na Inglaterra, onde mais de 50% da população é possuidora de telemóveis e mais de 13 milhões de britânicos, em pesquisa realizada pelo Instituto YouGov para o Departamento de Telefonia dos Correios britânicos.
O que é Nomofobia? É uma fobia ou sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar ou se vê incontactável estando em algum lugar sem seu aparelho celular ou qualquer outro telemóvel. É um termo muito recente, que se origina do Inglês: No-Mo, ou No-Mobile, que significa sem telemóvel. Daí a expressão Nomofobia ou fobia de ficar sem o aparelho de comunicação móvel. Ora, não é nenhum exagero afirmar também que o uso da tecnologia está interferindo com a vida cotidiana e a aprendizagem dos estudantes. É uma geração que aprende a se comunicar online desde cedo e tem acesso a diferentes meios de informação. Habilidades estão sendo construídas! O imediatismo da internet, a eficiência do iPhone e o anonimato das interações em chat tornaram-se ferramentas poderosas para a comunicação e até mesmos para os relacionamentos. Dessa forma, existe uma clara necessidade de integração eficiente das áreas de educação e tecnologia. Estamos diante de um novo século, com novo formato de receber e transmitir informação. Sendo assim, o medo de ficar incontactável às vezes até