Nobreak
TOPOLOGIAS DE NOBREAK
O que é um Nobreak?
Nobreaks são equipamentos que possuem a função de fornecer energia ininterrupta para a carga (computadores, servidores, impressoras, etc.). Além desta função, o Nobreak atua também como estabilizador, pois aceita uma variação da tensão de entrada de até ± 25% e mantém uma regulação em sua saída de até 2%, ou seja, para um nobreak com alimentação em 220V, a variação admissível em sua entrada, sem a utilização do banco de baterias, é de 165 a 275 V, e operando nesta faixa ele regula a sua saída em até ±2%, tomando como exemplo uma tensão de saída de 120V, o nobreak fornece a carga uma tensão entre 118 a 122 V.
Nobreak Logmaster
New Blue G3
Operando dentro da faixa admissível da tensão de entrada, a energia do banco de baterias está armazenada e irá ser utilizada somente no momento em que a variação na entrada for superior a
+25% ou inferior a -25% ou quando ocorrer uma interrupção no fornecimento de energia pela concessionária. Assim o nobreak irá passar a alimentar a carga com a energia das baterias. O tempo pelo qual ele irá suportar a carga, ou seja, a autonomia, irá depender da quantidade e capacidade das baterias (Ah). Quanto maior a capacidade da bateria, mais energia para carga.
Em resumo, o nobreak irá proteger todos os tipos de equipamentos eletrônicos sensíveis a faltas de energia não programadas, fornecendo energia ininterrupta e corrigindo a rede elétrica. Porém existem no mercado diferentes topologias de Nobreaks, que oferecem diferentes proteções para a carga, a seguir iremos mostrar os distúrbios que afetam a energia elétrica e após as diferentes topologias e a proteção que cada uma oferece para a carga.
Distúrbios da Rede Elétrica
Muitos consumidores imaginam que os problemas de qualidade da rede elétrica se resumem a falta de energia, talvez porque a ausência de energia elétrica é a única parte do problema que é visível, entretanto a grande maioria dos problemas