Nobreak
INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA SALESIANA
Curso de Redes de Computadores – 1º Semestre
JULIO CESAR ANDRADE MELO
CLAYTON LOPES DA SILVA
LEANDRO PESTANA COSTA
ALTIVO CELIO OLIVEIRA NOGUEIRA
JONES GARCIA DE JESUS
Nobreak
Prof. Felix Abrão Neto
Campo Grande, 25 de Março de 2003
JULIO CESAR ANDRADE MELO
CLAYTON LOPES DA SILVA
LEANDRO PESTANA COSTA
ALTIVO CELIO OLIVEIRA NOGUEIRA
JONES GARCIA DE JESUS
NOBREAK
Campo Grande, 25 de Março de 2003
1 - O que é um Nobreak
A principal função do nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Isto é possível graças à utilização de baterias, que podem gerar até várias horas de autonomia, dependendo da configuração do nobreak. Existem nobreaks da que incorporam, entre outras características, o filtro de linha e o estabilizador, tornando-o eficiente contra as principais anomalias provenientes da rede elétrica (ruídos, surtos de tensão, sub e sobretensão). Existem nobreaks de baixa, média e alta potência. Os nobreaks de baixa potência, por exemplo, fornecem autonomia de aproximadamente 15 minutos, suficiente para permitir ao usuário fechar todos os arquivos com segurança.
No Brasil, a rede elétrica trabalha normalmente entre 100 e 120 VAC, ou 220 a 240 VAC com 60 Hz, em fase simples. São estas as características que a fonte do PC espera encontrar quando você o liga. Sua máquina pode até tolerar suaves variações nestas especificações, mas qualquer mudança mais brusca pode levar a fonte do seu micro à falha.
O nobreak tem a missão de prover energia a sistemas quando a falta desta pode colocar em risco a aplicação ou o hardware. Seu nome técnico é UPS (Uninterruptiblr Power