Dimensionamento nobreak
Eduardo Rodrigo Pohl (FAHOR) ep001156@fahor.com.br
João Renato Fronza Spohr (FAHOR) js001322@fahor.com.br
Thiarles Coracini (FAHOR) tc001316@fahor.com.br
Resumo
O presente artigo aborda sobre o equipamento Nobreak, cuja sua função é manter a energia dos equipamentos que estão ligados a ele por um determinado tempo caso houver queda de energia da rede elétrica. Este trabalho descreve os passos de um dimensionamento correto em um sistema de vigilância em uma residência no interior da cidade de Três de Maio, no qual contém quatorze mini câmeras e um microcomputador ligados a um Nobreak. Serão apresentados os cálculos para provar se este equipamento será capaz de sustentar o sistema em que ele foi submetido e em especial, verificar as aplicações e viabilidade deste dispositivo com dados de análise econômica, também uma apresentação técnica dos tipos de nobreak e uma comparação com a função de estabilizadores.
Palavras chave: Nobreak; Potência; Energia.
1. Introdução
Luzes piscando e equipamentos resetando, causando a perda de dados importantes, é uma situação relativamente comum que provavelmente já aconteceu com milhões de pessoas. O Brasil é um dos países onde esse tipo de problema acontece frequentemente, pois existe um índice considerável de apagões e problemas de energia.
Quando um blecaute de energia acontece varias vezes no sistema que esta operante, ao ligar o computador novamente, verificamos problemas no hardware ou ainda ele nem mesmo volta a ligar. O Nobreak surgiu para evitar esse tipo de transtorno. Ele é uma solução completa para a proteção, tanto do equipamento (hardware) quanto dos arquivos que se perderiam devido á falta de energia, além de corrigir a rede elétrica contra as oscilações de tensão (estabilizar), fornece, na falta de energia, alimentação elétrica ininterrupta, evitando a paralisação dos equipamentos e, consequentemente, a perda de arquivos.