Administracao
ALINI APARECIDA GOMES SOFIATI
PROF. Ms. ROSANY SCARPATI RIGUETTI
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FACULDADE NOVO MILÊNIO
RESUMO: O texto expressa de forma objetiva as habilidades e o papel do
administrador
nas
organizações,
por
meio
de
conhecimento, relacionamento e visão sistêmica.
Palavras-chave: Planejamento. Organização. Controle.
Administrar compreende a aplicação de um conjunto de processos de planejamento, organização, direção e controle na utilização de recursos, visando atingir objetivos definidos para uma empresa de qualquer porte, utilizando ferramentas como conhecimento, habilidades e atitudes do gestor.
Muito tem se discutido sobre o verdadeiro papel do administrador, como devem liderar e o que fazer para que não sejam “líderes ineficientes”. É importante saber que o mercado de trabalho está à procura de um salvador da pátria, ou melhor, salvador de suas organizações. Porém, esta expectativa não pode ser suprida por um simples administrador. Antes, é necessário saber as verdadeiras atribuições do administrador e saber se ele pode ajudar de forma sadia e profissional a organização.
De acordo com Chiavenato (2003), o papel do administrador significa uma série de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa.
Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo definidos como: papéis interpessoais, informacionais e decisórios.
Os papéis interpessoais representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados, como ele representa a empresa e mantém redes de comunicação dentro e fora da organização.
Os papéis informacionais descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em