nobel
A 1ª Conferência de Solvay, em 1911, da qual participaram 9 laureados com o Nobel de Física. Sentados, da esquerda para a direita: Walther Nernst, Marcel Brillouin,Ernest Solvay, Hendrik Lorentz (presidente da conferência),Emil Warburg, Jean Baptiste Perrin, Wilhelm Wien, Marie Curie e Henri Poincaré. De pé, da esquerda para a direita: Robert Goldschmidt, Max Planck, Heinrich Rubens,Arnold Sommerfeld, Frederick Lindemann, Maurice de Broglie,Martin Knudsen, Friedrich Hasenöhrl, Georges Hostelet,Edouard Herzen, James Hopwood Jeans, Ernest Rutherford, Heike Kamerlingh Onnes, Albert Einstein e Paul Langevin.
O Nobel de Física é uma condecoração criada pela Fundação Nobel, de grande relevância desde sua criação, obedecendo a vontade do químico Alfred Nobel, expressa em seu testamento. É um prêmio atribuído anualmente, em outubro, pelos membros da Academia Real das Ciências da Suécia, a eminentes pesquisadores que se tenham destacado na produção de conhecimentos inovadores no domínio da física. A medalha e o diploma da fundação são oficialmente entregues pelo rei da Suécia, a 10 de dezembro, dia do aniversário da morte do criador do prêmio.
John Bardeen é o único premiado por duas vezes, em 1956 e 1972. William Lawrence Bragg é o mais jovem laureado, ganhando o prêmio em 1915 com 25 anos na época. Duas mulheres já foram laureadas com o prêmio,Marie Curie (1903) e Maria Goeppert-Mayer (1963).
SHUJI NAKAMURA
Shuji Nakamura (中村 修二, Nakamura Shūji?, Ikata, Ehime, Japão, 22 de maio de 1954) é um engenheiro japonês. Foi laureado com o Nobel da Física de 2014, em conjunto com Isamu Akasaki e Hiroshi Amano, "pela invenção de diodos azuis emissores de luz que permitiram fontes de luz brilhantes e economizadoras de energia".
DIODO EMISSOR DE LUZ
O diodo emissor de luz, também conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode), é usado para a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de