No Ritmo dos Negócios - A importância da música para o varejo moderno
A importância da música para o varejo moderno
*Escrito por Marcus Andreoli, jornalista e empresário. Já foi responsável pela programação artística da LumenFM e gestor da divisão de Rádio da MegaMidia Group.
Atualmente é também colaborador da empresa “Harmone Identidade Sonora”.
INTRODUÇÃO
A MÚSICA E O VAREJO
A Indústria da música movimenta anualmente mais de 50 bilhões de dólares*. No Brasil, a procura por música digital aumenta a cada ano. Em cinco anos, as vendas subiram mais de
500%, correspondendo a R$ 54 milhões em músicas digitais vendidas o país.
A música está presente no cinema, na televisão, na educação, na moda e recebe anualmente grande investimento para fazer parte dessas produções. Considerada uma eficiente aliada, ela aumenta o impacto das mensagens consideravelmente, e, consequentemente, das vendas dos produtos. A música move a economia, as artes, os sentimentos e os gostos da população.
Quando se trata de varejo, não é diferente.
A Megamidia apresenta nas próximas paginas alguns estudos que comprovam essa a influência que a música promove na vida das pessoas e em especial para o comércio varejista. A música que é utilizada no cinema, nos shows e nas sessões de musicoterapia é a mesma que está presente nos milhares de pontos de venda pelo mundo, emocionando os consumidores e influenciando em cada decisão de compra.
O investimento em música no varejo gera resultado e o mundo vem descobrindo isso. Das quinze maiores empresas de varejo do mundo, 13 tem rádio própria com programação musical exclusiva. Além desta ação, várias delas tem outras iniciativas voltadas à música, como cds exclusivos promoções de trocas por música, patrocínio de concursos musicais, entre outros.
Estar consciente desta situação e utilizar de forma eficiente e eficaz esses recursos é o que vem transformando lojas de varejo em locais que oferecem uma experiência completa de compra, convertendo consumidores em seguidores da