No Meu Entender O
No meu entender o "professor-repassador" é aquele professor que detém o conhecimento e passa para o aluno de forma vertical, ou seja, de cima para baixo, geralmente o aluno não participa das aulas, o professor é considerado o centro do saber, ele considera um elemento central do saber, o aluno é visto como inferior, é o professor tradicional, aliás, presente em boa parte de nossas escolas, seja pública e privada. Suas aulas geralmente são expositivas, sem contradição, debates, o que prevalecem sempre é a visão do professor, ele usam livros, giz e muitas das vezes ele fazem perguntas pronta e acabada, como diz o saudoso Paulo Freire. Sua Avaliação é classificatória, para verificar se o aluno assimilou o que foi dado.
O "professor-construtor" é o oposto do professor-repassador, ele tratam os alunos de forma totalmente diferente, suas aulas é permeado de conflito, debates e discussões, ele faz com que os alunos participam das aulas, o professor mesmo tendo maior conhecimento pedagógico, apenas ensina, mostra o caminho para os alunos seguirem, ou seja, ele é um guia-orientador. Esse professor acompanha as mudanças tecnológicas, atualizam-se e todas essas mudanças repassam para os alunos. Utiliza seus conhecimentos a partir de sua prática social, é um professor auxiliador.
Já na concepção Progressista propõe ao aluno uma compreensão maior, aberta, mais profunda de sua realidade, o professor é um guia orientador, pois os alunos e professores constróis juntos esse conhecimento de pesquisar, descobrir novos conhecimentos.Toda essa ação-reflexão, volta como ação. O objetivo principal é formar um aluno crítico para que no futuro seja um verdadeiro cidadão crítico.