Entender Como Os Medicamentos E
1. INTRODUÇÃO
Entender como os medicamentos e, principalmente, como os cosméticos agem na superfície da pele e camadas mais internas, isto é, como as substâncias ativas que estão incorporadas nestes produtos executam seu trabalho, não é alvo somente de indústrias farmacêuticas e cosméticas, mas também de muitos profissionais de saúde e consumidores, já que estes últimos buscam se aprofundar e saber se o que estão utilizando é, de fato, eficaz, trazendo os resultados que as respectivas marcas informam.
Para isso, é necessário ter conhecimento de vários fatores que estão relacionados com a absorção de tais produtos e, claro, uma visão ampla da biologia da pele. Incluem-se, então:
Fatores biológicos e fisiológicos;
As formas medicamentosas externas e princípios básicos da composição de medicamentos e cosméticos;
Aspectos e fatores que influenciam na absorção cutânea.
1. DESENVOLVIMENTO
-Fatores biológicos e fisiológicos: A pele, formada a partir do ectoderma durante a vida embrionária, é órgão de arquitetura complexa de funções múltiplas. É a fronteira do organismo, um modelo de tremenda comunicação.
É a primeira linha de defesa contra as agressões do ambiente, ela intervém em funções metabólicas importantes e encerra os receptores do sentido do tato. Também pode ser o reflexo do estado de saúde física ou moral do corpo humano.
Ela está estruturada em três níveis, a epiderme (camada mais superficial), a derme (camada média e mais complexa) e a hipoderme (camada mais profunda, contendo muita gordura). É importante se saber um pouco do que constitui cada uma delas, com a finalidade entender onde os produtos cosméticos ou medicamentos estarão agindo.
A epiderme é epitélio de revestimento estratificado pavimentoso, estes formados pelos queratinócitos, e de origem do ectoderma. Também são