ANATOMIA DO QUADRIL
Para melhor entender a prótese, é interessante uma idéia das estruturas anatômicas e do funcionamento da articulação do quadril.
Articulação do Quadril com Cartilagem normal
O quadril é a maior junta de ajuste esférico do corpo humano. A cabeça do fêmur, extremidade do osso longo da coxa, se encaixa na cavidade acetabulardo osso pélvico. É, portanto, uma articulação de grande porte, adaptada para suportar o peso do corpo, distribuir os esforços e permitir os movimentos de flexão, extensão e rotações dos membros inferiores.
A cabeça femoral recebe suprimento de sangue, principalmente pelas artérias circunflexas em torno da base do colo femoral. Lesões dessas artérias , por traumas ou doenças, que comprometam o fluxo sangüíneo na região, podem levar à necrose avascular.
As extremidades ósseas, nas juntas, são cobertas por cartilagens articulares hialinas, tecido branco com aproximadamente 2mm de espessura, brilhante, polido e muito resistente que permite, , o deslizamento sem atrito e sem dor dos ossos ajustados.
Articulação do Quadril com suas estruturas importantes
A articulação é envolvida pela cápsula articular, uma estrutura fibrosa firme e reforçada, revestida internamente pela sinovial, um tecido que produz o líquido que lubrifica e contribui para o baixo desgaste das estruturas articulares.
A saliência óssea lateral da parte superior do fêmur é chamado o trocânter maior. Nesta área ocorrem muitas fraturas do quadril e por sua forma protuberante, esta envolvida com afecções da bursa trocantérica, que é uma bolsa com cavidade virtual, que facilitam o deslizamento das estruturas.
A estabilidade da articulação é conferida pelo perfil das extremidades ósseas, pela resistência da cápsula, dos ligamentos e pela ação dos músculos envolvidos com a articulação.
Corte na articulação do Quadril
Rx de Quadril normal
As articulações têm um intrincado desenho no qual a cartilagem e o osso subcondral que a sustenta funcionam juntos