No Mercado Globalizado O Fator Custo Chave Para A Competitividade Das Empresas
No mercado globalizado o fator custo é chave para a competitividade das empresas. Métodos tradicionais de contabilidade de custos na alocação de custos indiretos com base no volume já não atendem o novo cenário de negócios. O que acontecia que os custos de produtos grades eram Superestimados e os de pequeno Eram subestimados, o ABC se Determina na no método de produção de produto e não em seu volume.
Os produtos de na área de TI, deve sem alocados no método ABC, para evitar distorções nos custos. Os custos de TI são alocados em custos indiretos não ligados a produção, tais como: pessoal, infraestrutura e manutenção de sistemas; e, custos ligados à produção, tais como: computadores e sistemas de comunicação para suporte exclusivo à produção e a depreciação desses equipamentos. Em uma organização de TI também é possível fazer uma alocação de custo baseada no custeio ABC classificando os custos indiretos de operação do datacenter e dos serviços de suporte aos clientes internos. A correta alocação desses custos determina o real custo de produção importante no cenário competitivo atual.
O Processo de Alocação de Custos indiretos começou a ser Estudado em 1980, para corrigir erros causados nos métodos de custeio. Esse método não consegue determinar com precisão as despesas de serviços relacionados, principalmente onde são manufaturados produtos múltiplos.
O Modelo de Custeio ABC para TI.
É possível aplicar para as atividades de TI a um modelo de alocação de custos de pessoal, infraestrutura (hardware e software), sistemas de comunicação e desenvolvimento e manutenção de sistemas baseado no modelo de custeio ABC. Esse Modulo ajuda a calcular o os custos de Propriedades de T.I, conhecido como TCO – Total Cost Ownership. Uma alocação utilizando um método tradicional de contabilidade pode superestimar ou subestimar os custos de TI em um produto ou serviço da empresa. Esse fator é ainda mais importante quando a organização de TI opera dentro de