O Que Contabilidade Ambiental
É a ciência que estuda e controla o patrimônio de uma empresa com objetivo de fornecer dados e informações na preservação no meio ambiente. Além da função de orientar as empresas nos registros dos gastos e investimentos com o meio ambiente, considerando a tomada de consciência de que os recursos naturais não são inesgotáveis, muito pelo contrário, alguns danos causados são irreversíveis. A contabilidade ambiental é de total importância e destaque ao meio ambiente e seus recursos, seja por princípio cultural da empresa ou até plano de Marketing, incluindo-se também especificamente no Balanço Social, onde consta suas atividades e seus deveres perante a sociedade e o meio ambiente.
Tal contabilidade tornou-se conhecida em 1.998 com a finalização do “Relatório Financeiro e Contábil sobre passivo e custos ambientais”, ponderando-se a uma consciência maior sobre a preservação do meio ambiente. Mas já desde 1.970, as empresas passaram a dar um pouco mais de atenção ao meio ambiente, devido à escassez de recursos naturais e a degradação da natureza em todo o mundo, deu-se a necessidade de conhecer o problema não somente pelo aspecto mais amplo, mas também mais específico. Com isso, muitas empresas, entidades e organizações estão elaborando programas de preservação e reciclagens para com produtos e serviços, além também da conscientização doméstica, onde a começar de nós mesmos em casa separando lixos recicláveis dos orgânicos, como também papel, plásticos e alumínios, e além dessas pequenas contribuições há a coleta desses lixos onde há os dias certos para determinada coleta.
Sabendo-se que hoje as empresas não estão mais visando somente o lucro, claro que ainda pesquisas mostram que são algumas participantes envolvidas em solucionar tal problema que futuramente pode trazer tamanha preocupação maior ainda se não houver mais comprometimento e responsabilidade de ambas as partes, empresas principalmente e sociedade.
Dentro da contabilidade