Nivelamento trigonométrico
PROFESSORA: CLÉSIA DE JESUS DO NASCIMENTO OLIVEIRA
TOPOGRAFIA II
CONCEITO E CÁLCULO DE NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO
ALUNA: THAÍS MÉLO LUIZ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTRADAS - 3º PERÍODO NOTURNO
GOIÂNIA
2012
01. INTRODUÇÃO:
Este trabalho explica de forma simples o conceito de Nivelamento Trigonométrico e como calcular a diferença de nível.
02. CONCEITO DE NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO:
É o nivelamento que se baseia na resolução de um triângulo retângulo que está situado em planos verticais, onde se conhece um dos catetos (distância horizontal) e se procura determinar o outro cateto (diferença de nível) e mede-se o ângulo formado entre os dois.
Portanto, é necessário coletar em campo, informações relativas à distância (horizontal ou inclinada), ângulos (verticais e zenitais), e a altura do instrumento.
O Nivelamento Trigonométrico é medido com teodolito e usa-se o limbo vertical para as medir o ângulo zenital. Todo o aparelho após ser transportado deve ter seu erro zenital ou erro residual de seu limbo vertical verificado. O erro zenital ou residual do limbo vertical é um desvio da verticalidade de sua linha 0º -180º.
Sabe-se que é um método menos exato que o nivelamento geométrico.
03. CÁLCULO DE NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO:
Determinada a distância horizontal medida no terreno, a diferença de nível é calculada aplicando a seguinte fórmula:
DN = AI – Fm +/- ( D.tg )
onde:
AI – altura do instrumento;
Fm – Fio médio;
D.tg distância x Tg
Usa-se no nivelamento trigonométrico o valor da tangente e não do seno, pois, em Topografia trabalha-se sempre com a distância horizontal e não com a distância inclinada.
Os ângulos de inclinação do terreno são medidos com o instrumento denominado teodolito, quando se trata de determinar a diferença de nível entre dois pontos acessíveis, separados por grande distância, ou quando se têm um ponto acessível e