Nivelamento trigonometrico
RESUMO
O nivelamento trigonométrico com estação total é uma técnica que tem sua aplicação revigorada em situações que até pouco tempo atrás, por razões de precisão, somente poderia ser atendida com o uso do nivelamento geométrico. A NBR13.133 inclui este tipo de nivelamento em uma única classe e estabelece tolerâncias muito altas, que limita sua especificação. Neste trabalho vamos falar sobre a precisão do nivelamento trigonométrico usando estações totais de baixa e média precisão, comparando as diferenças de níveis obtidos por nivelamento geométrico. Na avaliação foram consideradas as influências de alguns fatores na propagação dos erros: a obtenção da altura do instrumento, os efeitos atmosférico, o posicionamento e altura dos alvos, a precisão dos equipamentos e as distâncias de visadas. Os resultados possibilitaram definir as distâncias máximas de visada nas condições avaliadas, em que alcança a tolerância do nivelamento geométrico IIN
Resumo.
Nivelamento: é a operação geodésica ou topográfica para a determinação de desníveis, ou seja a diferença de altura entre duas superfícies de nível. Existem vários métodos de nivelamento: Nivelamento geométrico; nivelamento trigonométrico; nivelamento barométrico.
Este é um método indirecto, ao contrario do anterior, pois o desnível é obtido da observação de ângulos e distâncias: b Sendo a distância inclinada, o ângulo zenital, altura do instrumento e altura do alvo.
O nivelamento trigonometrico com estação total é uma técnica que tem sua aplicação revigorada em situações que até pouco tempo atrás, por razões de precisão, somente poderia ser atendida com o uso do nivelamento geométrico.
O nivelamento trigonométrico é uma prática utilizada nos levantamentos topográficos, porém tem –se restrições impostas no seu uso.
A NBR 13.133 inclui este tipo de nivelamento em uma única classe e estabelece tolerâncias muito altas, que limita sua especificação.
Objetivo