Nivelamento geométrico
• Desencadear uma campanha nacional contra o desperdício envolvendo os três níveis de governo, as empresas, a mídia, o terceiro setor e as lideranças comunitárias para tomada de consciência e mudança de hábitos.
- Iniciar campanhas envolvendo todos os setores da sociedade em campanha contra o desperdício, por exemplo: desperdícios de alimentos, água e energia elétrica.
• Mobilizar os meios de comunicação - televisão, rádio e jornal - para serem usados em seu papel relevante de pedagogia social. Enquanto concessão de interesse público, devem em seus horários obrigatórios de veiculação de informação de interesse social, produzir campanhas voluntárias de esclarecimento, gerando notícias capazes de conscientizar a opinião pública sobre a necessária mudança de comportamentos.
- Os meios de comunicação em geral devem produzir, desenvolver e divulgar em suas grades, campanhas educativas alertando a população da necessidade de mudanças quanto ao nosso comportamento com relação ao meio ambiente.
• Iniciar com uma campanha contra o desperdício de água e energia, que deve adquirir feição específica e diferenciada para as diferentes regiões brasileiras, bem como para os diferentes setores produtivos.
- Iniciar campanhas contra o desperdício de água e energia especifica para cada região do Brasil, respeitando as especificidades regionais.
• Promover a cultura da poupança para a produção de bens e serviços, públicos e privados, evitando a superposição de ações, a irracionalidade dos procedimentos e os gastos supérfluos.
- Incentivar, por exemplo, o planejamento da cadeia produtiva de bens e serviços, promovendo e priorizando previsão orçamentária para manutenções preditivas e preventivas, garantindo assim a diminuição da prática da manutenção corretiva de emergência que é mais cara e menos eficiente.
• Estimular a simplificação das embalagens e restringir a produção de descartáveis garantindo ao consumidor a disponibilidade de produtos em