nivel de agitação
FLUIDOS DE ALTA VISCOSIDADE E NÃONEWTONIANOS
Drª Neusa Maria Pavão Battaglini
Dr Paulo Cezar Razuk
Univ. Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
ABSTRACT
When synthesizing results obtained in dissertations and theories (presented in the Program of Masters degree), this revision article intends to systematize the agitation of high viscosity and non -Newtonian fluids. After quantifying, objectively, the agitation level, brings calculation itinerary for the universal 45 deg. pitched four bladed impeller, used in fluids with viscosity up to 100 kg/(m.s). This article characterizes the fluids non-newtonian and presents applications with details of anchor applications.
Keywords: impeller; agitation level; anchor.
1
Introdução
A maioria das operações na indústria requer agitação do produto para cumprir uma das seguintes finalidades: mistura de líquidos, formação de dispersões, transmissão de calor e uniformização de temperatura.
O sistema de agitação é, também, integrado a geometria do tanque para propiciar as melhores condições para o processo e a maior economia operacional possível. A geometria resulta da otimização do uso de chapas que reduz o custo do equipamento, diminuindo o número de cortes e de soldas e com uma padronização que atende a racionalização da produção e as necessidades do mercado. A agitação pode ser feita por impelidores: de fluxo - como a recirculação por bombas; por rotativos rápidos - como os navais e as pás retas inclinadas e por rotativos lentos - como as âncoras.
1.1 Nível de agitação
Uma resposta dinâmica mínima é requerida para se resolver satisfatoriamente um
problema de agitação. Essa resposta é representada pela magnitude da velocidade do fluido a ser impressa pelo misturador.
A velocidade de fluxo criada em um tanque por um agitador tem três componentes: a radial, atuando na direção perpendicular ao eixo-árvore; a longitudinal, atuando