agitação farmacia
A agitação é o ponto de onde partem um grande número de processos industriais em diversas áreas, incluindo produtos químicos, farmacêuticos e muitos outros.
Sendo uma operação importante em processos químicos, refere-se ao movimento de uma substância induzido por meios mecânicos, realizado – comumente – de forma circulatória dentro de um recipiente.
Numa ação de agitação geralmente estão envolvidos reagentes e produtos em fases diferentes (sólido, líquido ou gás). Contudo, pode-se agitar uma substância homogênea.
A escolha do tipo de agitador, assim como da velocidade, posição, presença ou ausência de dispositivos que impedem a formação de vórtices (movimento circular), bem como outras características, estão relacionadas principalmente com a viscosidade e estado físico de reagentes e produtos. Desta forma, o tipo de agitador usado deverá ser selecionado em função da natureza do meio a agitar, obtendo-se assim efeitos diferenciados.
As substâncias são agitadas para a obtenção de efeitos com diversos propósitos. Dentre os principais têm-se:
- Mistura;
- Dispersão;
- Suspensão de partículas;
- Transferência de calor.
Os agitadores são divididos em duas classes de fluxo/escoamento:
- Axial (correntes paralelas ao eixo do agitador);
- Radial (correntes tangenciais ou na direção perpendicular ao eixo do agitador).
Contudo, de acordo com o número e mecânica utilizada, além desses dois fluxos principais, podem oferecer fluxos tangenciais, longitudinais ou mistos.
TIPOS DE AGITADORES (IMPULSORES OU PROPULSORES)
- Âncoras;
- Hélices (rodam a velocidades elevadas);
- Lâminas (verticais ou inclinadas);
- Pás / Turbina de Pás (Podem ser de 2 a 4 lâminas, podendo ser verticais ou inclinadas. Não são utilizados para manter sólidos em suspensão. A agitação em tanques profundos pode requerer vários conjuntos de pás)
Vale salientar que cada um desses