Dinamização
Amarilys de Toledo César*
CULTURA HOMEOPÁTICA • V. 2 • Nº 5 •
Dinamização
25
OUT-DEZ
Abstract
Há muitos mal-entendidos em relação aos termos
“diluição”,“dinamização”,“agitação” e potência.
“Dinamização” é o resultado de um processo de diluição e agitação.“Potência” é um sinônimo. Mais importante é o fato de que esse processo representa a primeira técnica farmacológica que produz medicamentos ativos reduzindo dramaticamente a quantidade de droga, em ampla contradição à clássica farmacologia de “curva dose-efeito”.
A autora discute vários métodos e escalas de dinamização, como centesimal de Hahnemann (CH ou c), cinqüenta milesimal de Hahnemann, decimal ou korsakoviana, descrevendo em detalhes sua história e cada passo do processo. Também dedica toda a atenção em ambos os procedimentos de agitação: manual e mecânico.
A autora conclui que todos os procedimentos acima ainda estão em uso, portanto todos devem produzir resultados clínicos positivos. Os dados sugerem que a atividade dos remédios homeopáticos depende da combinação de diluição e agitação.
Muitas questões permanecem em relação aos remédios homeopáticos: o número de sucussões afeta os resultados clínicos? Qual o mecanismo de ação dos remédios homeopáticos? As altas potências resultam em efeitos diversos das baixas potências? É verdade que há também um “simillimum” - potência ao lado do remédio-simillimum? Entretanto, nenhuma dessas questões deve esconder o fato de que remédios dinamizados produzem resultados clínicos positivos.
There exist several misunderstandings concerning the terms “dilution”, “dynamization”, “agitation” and
“potency”. “Dynamization” is the result of the process of dilution and agitation. “Potency” is a synonym. Most important is the fact that this process represents the first pharmacological technique that produces active remedies by dramatically diminishing the amount of the drug, in open contradiction to classical