nivel coloquial
Coordenação de Serviço Social
Nível Coloquial e Vulgar
Nível Coloquial e Vulgar
Trabalho apresentado a Professor Emanuel Nivaldo da Disciplina de Língua Portuguesa da turma SVS 016, turno Noturno do curso de Serviço Social.
Nível Coloquial
A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação feita através de jornais, revistas e principalmente num diálogo. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras infanto-juvenis e livros de muitos diálogos. Esse nível da fala é mais espontâneo, ao utilizá-lo, não nos preocupamos em saber se falamos de acordo ou não com as regras formais estabelecidas pela língua.
É o nível acessível a qualquer falante e se caracteriza por expressividade afetiva, conseguida pelo emprego de diminutivos, aumentativos, interjeições e expressões populares.
Exemplo 1:
- Cadê o livro que te emprestei? Me devolve logo, tá?
Exemplo 2:
“A situação esta complicada
Muitas desculpas para aceitar uma negociação
Nós estamos suportando tantas dificuldades pelo caminho
E nós vamos suportando, que, também, sem um jeitinho ninguém
Sustenta essa situação”
Exemplo 3:
Temos que conversar, com algumas pessoas para conseguirmos uma vaga para passarmos no concurso do SUS, mas nós conseguiremos vai ser muito fácil, depois daremos boas risadas deles.
Nível Vulgar
É própria das pessoas sem instrução. É natural, colorida, expressiva, livre de convenções sociais. É mais palpável, porque envolve o mundo das coisas. Infringe totalmente as convenções gramaticais.
Exemplo 1: “Minha vó contava uma história quandu a família tava reunida , sobri um tiu... achu qui é tiu avô, num sei... bom, essi tiu, chamava Zuardo, mais u nomi deli era pá sê Osvaldo! “. É qui quandu fôru registrá eli, disséru “Osvardo”, tão