Niveis de governança corporativas
Implantados em dezembro de 2000 pela antiga Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (Nível 1 e Nível 2 )– são segmentos especiais de listagem desenvolvidos com o objetivo de proporcionar um ambiente de negociação que estimulasse, ao mesmo tempo, o interesse dos investidores e a valorização das empresas.
Nível 1
É o compartilhamento de ofertas através de suporte tecnológico da corretora, com duas configurações: conexão direta do cliente ao suporte da corretora e, a partir desta, à Bolsa (soluções Home Broker) e conexão do cliente a uma empresa provedora de serviço de compartilhamento em ordem, desta à corretora e, por fim, da corretora à Bolsa (conexões automatizadas).
Soluções Home Broker: é uma ferramenta de acesso aos mercados da Bolsa oferecida por quase todas as corretoras onde os investidores negociam ações e minicontratos pela Internet, sem sair de casa ou no próprio trabalho, enviando ordens de compra e venda pelo site da corretora.
A Bolsa de Valores (BM&FBOVESPA), não registra automaticamente as empresas no Nível 1, mesmo que, voluntariamente, as companhias atendam a todos os requisitos de listagem desse segmento.
As empresas do Nível 1 assumem perante os investidores refere-se ao fornecimento de informações que auxiliam na avaliação sobre o valor da empresa. Além disso, a empresa Nível 1 não deve ter partes beneficiárias.
Nível 2
No nível 2 o cliente conecta-se diretamente à empresa provedora de DMA(Acesso Direto ao Mercado) que por sua vez, interliga-se à Bolsa. O compartilhamento das ordens ocorre via suporte fornecido pela empresa provedora. O vínculo entre o cliente e a corretora é controlado pelos sistemas da Bolsa e da provedora, onde as mensagens enviadas pelo cliente não trafegam pelo suporte da corretora.
É necessária a assinatura do Contrato de Adoção de Práticas Diferenciadas de Governança corporativa Nível 2, de um lado, a BM&FBOVESPA e, do