Governança cooperativa
Referência histórica
• “O século 19 testemunhou a preparação das bases para as
GOVERNANÇA CORPORATIVA conceitos, finalidade e princípios corporações modernas: foi o século do empreendedor. O século 20 tornou-se o século da gestão: verificou-se o crescimento fenomenal das teorias e modelos de administração para amparar negócios complexos e em escala crescente. O século 21 promete ser o século da governança, na medida em que o foco muda para a legitimidade e efetividade do exercício do poder sobre as entidades corporativas no mundo inteiro”. • (King Report II)
1 2
Governança Corporativa
Fundamentação
A essência da Governança é a Ética.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA: DEFINIÇÃO (ibgc) É o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre:
A preservação/perenização das organizações basea-se em raízes fortes, representadas por um conjunto de Crenças e Valores que legitimam uma Razão de Ser ou uma Cultura Organizacional.
Para que uma Cultura se instale e se enraíze é preciso Liderança. Discutir sobre Governança , portanto, é discutir sobre Liderança.
3
PROPRIETÁRIOS, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO, AUDITORIA INDEPENDENTE, CONSELHO FISCAL e CONDUTA E CONFLITOS DE INTERESSE
4
Governança Corporativa
Principais Agentes Envolvidos
Acionistas
Governança Corporativa
Princípios Básicos
Transparência
Gestores
Alinhamento de Interesses
Conselho de Administração
Responsabilidade Corporativa
Governança Corporativa
Prestação de Contas “Accountability”
Demais “stakeholders”
5
Eqüidade
6
GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA FINALIDADE (ibgc)
GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA Conceito segundo a Cartilha da CVM (Recomendações sobre a Governança Corporativa)
Aumentar o valor (credibilidade, tradição, referência) da sociedade Facilitar seu acesso ao capital Auto-sustentabilidade (resultados positivos,