Niveis de fala
Teoria da Comunicação: Existem vários tipos de comunicação: as pessoas podem comunicar-se pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, por e-mails, internet, etc.; uma empresa, uma administração, até mesmo um Estado podem comunicar-se com seus membros por intermédio de circulares, cartazes, mensagens radiofônicas ou televisionadas, etc. Todo ser humano necessita de algum modo, manter contatos com outras pessoas do seu grupo social. Esse contato chama-se comunicação. Para se comunicar o homem criou várias linguagens, a do desenho, da dança, da pintura, dos rabiscos. Até chegar finalmente à palavra. A palavra é a linguagem mais usada pelo homem, pois através dela que se esclarece o rabisco, explica o desenho, a dança, a pintura, os sinais de trânsito, as expressões matemáticas e etc. É com a palavra que o homem se comunica com o mundo que o cerca. Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por um certo número de elementos, indicados no esquema abaixo:
Emissor
Emissor Receptor Receptor
Canal de comunicação Mensagem
Canal de comunicação Mensagem
Referente
Referente
Esses elementos serão explicados a seguir:
São elementos da comunicação: a) Emissor: aquele que envia a mensagem; pode ser um indivíduo ou um grupo.
b) Receptor: aquele que recebe e entende a mensagem; pode ser um indivíduo, um grupo, ou mesmo um animal ou uma máquina (computador). Em todos esses casos, a comunicação só se realiza efetivamente se a recepção da mensagem tiver uma incidência observável sobre o comportamento do destinatário (o que não significa necessariamente que a mensagem tenha sido compreendida: é preciso distinguir cuidadosamente recepção de compreensão).
c) Mensagem: tudo aquilo que o emissor transmite ao receptor, é o objeto da comunicação, ela é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
d) O Canal de