Nilzete
PIERRE VERGER AND LIMINALITY Paulo Henrique Silva Costa - COFIL/UFSJ) Ignácio César de Bulhões - Orientador (DFIME/UFSJ) Resumo: O objetivo deste trabalho é explicitar e justificar a importância dos registros etnográficos e fotográficos do Francês Pierre Fatumbi Verger (1902 – 1996) para o estudo do Candomblé da Bahia e da África. Mediante os seus métodos de pesquisas, faremos uma reflexão a partir da perspectiva de autores, tais como Da Matta, onde evidenciaremos a iniciação de Verger ao Candomblé, por intermédio dos ritos de passagem, bem como, sua lida com a alteridade, caracterizada pelos laços afetivos, e dessa forma discutiremos o conceito de liminaridade expressa em Verger. Palavras-chave: Liminaridade. Alteridade. Rito de passagem. Identidade.
1
Abstract: The purpose of this study is to explain and justify the importance of ethnographic and photographic records of the French Pierre Verger (1902-1996) for the study “Candomblé” in Bahia and Africa.Through their research methods, we will think from the perspective of authors, as Da Matta who showed the initiation of the Verger Candomblé, through the rites of passage, as well as its deal with the identity, characterized by emotional ties , and thus we will discuss liminality expressed Verger. Key words: Otherness. Rite of passage. Identity. Liminality.
1
- Membro do colegiado - Filosofia /UFSJ
Revista Eletrônica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable Μετάνοια, São João del-Rei/MG, n.12, p 75-86 / 2010
76 | P a g e COSTA, Paulo Henquique & BULHÕES, Ignácio César de
ierre Fatumbi Verger nasceu em Paris no dia 4 de novembro de 1902, filho de uma família rica de origem belga e alemã e desfrutou de uma boa vida até seus 30 anos. Envolveu se com a fotografia em 1932 por intermédio de seu amigo, o fotógrafo Pierre Boucher, e viajou o mundo exercendo esse ofício. Em Agosto de 1946, Verger chega à Bahia, e logo se encanta com o povo e seus costumes. Em 1948,