Nicolau Maquiavel
Desde as primeiras críticas, feitas postumamente pelo cardeal inglês Reginald Pole, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia, aleivosia, maldade.
Maquiavel viveu a juventude sob o esplendor político da República Florentina durante o governo de Lourenço de Médici e entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nesse cargo, Maquiavel observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante catorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.
Maquiavel na busca da verdade efetiva e a realidade concreta baseava-se em sua regra metodológica de ver e examinar a realidade como ela é e não como gostaríamos que fosse,afirma que se estudarmos cuidadosamente o passado poderemos prever acontecimentos futuros em qualquer Estado, e também quais os meios empregados para solucionar problemas pela coincidência ou similaridade,combateu o pensamento medieval que acreditava na predestinação humana como um dogma pois defendia a atividade política como prática do homem livre ,sujeito da história. Para Maquiavel, que era renascentista quase tudo que veio antes estava errado, incluindo os pensamentos e as idéias de Aristóteles,ao contrário deste, Maquiavel não acredita que a prudência seja o melhor caminho,para ele, a coerência está contida na arte de