nicolau maquiavel e sua trajetoria
Nicolau Maquiavel nasceu e viveu no período de (1469 a 1567) também conhecido como Maquiavélico, apelido que conseguiu após sua morte e que faz parte do vocabulário universal, palavra usada para definir uma pessoa sem moral, sem escrúpulos e sem princípios, mais será que Maquiavel poderia ser considerada uma pessoa assim? O seu livro mostra que ele era uma pessoa que dava grande importância á honestidade, lealdade, então não poderia ser chamado de Maquiavélico.
Nessa época a Itália estava passando pelo renascimento um movimento de efervescência econômica, cultural e até mesmo social para a transformação de um mundo. Na idade média a terra era considerada só o centro do mundo, com o renascimento surge á reforma protestante, a valorização do corpo, o surgimento das universidades laicas, assim direciona o pensamento humano para a transformação. Nesse momento a Itália é rica economicamente, mais é administrada muito mal é frágil politicamente, Maquiavel visualizava unificar a França, Espanha e a Inglaterra formando os estados absolutistas modernos, assim a Itália se tornasse um estado absolutista, já que havia sido invadido pela a Espanha e a França. A Roma era liderada pelos Borgias família de papa. Maquiavel tinha Cesar Borgias filho de Alexandre VI, como príncipe modelo talvez por ser visto como exemplo de conquistar o poder pela perversidade, no entanto ele cometeu erros com a morte de seu pai enfraqueceu-se, querendo se livrar da França que havia o ajudado a conquistar o poder e se aliar a Espanha assim acabando por ter as duas como inimigas. Embora ele tenha vindo da hereditariedade, ou seja, tenha tido fortuna ele era valente possuía um espirito cruel mais isso não foi o bastante para livra-lo do fracasso.
Nicolau Maquiavel escreveu o príncipe com o objetivo de agradar os que tinham o poder para voltar ao poder, já que seu capital estava se consumindo de pressa, no entanto ele deu o livro de presente a Lorenzo de Médici,