Nichos turisticos
O turismo é uma das atividades que mais cresce no mundo atualmente. Existem vários tipos de turismo, cada qual com sua característica. O Turismo de nicho trata-se se um de turismo segmentado, e muitos enxergam como uma oportunidade tanto na teoria quanto na prática. Os tipos de nichos turísticos são:
· Turismo para Terceira Idade: pode-se conceituar o como um tipo de turismo planejado para as necessidades e possibilidades de pessoas com mais de 60 anos, que dispõem de tempo livre e condições financeiras favoráveis para aproveitar o turismo. O aumento da população idosa, fora do processo produtivo, vivendo de aposentadoria, pode ser um filão para a atividade turística, pois já estão com a vida financeira estável, isto é, já criaram os filhos, já se aposentaram, adquiriram a maioria dos bens materiais, restando tempo livre para conhecer novos lugares.
· Turismo LGBT: é o destinado ao público homossexual em locais onde essa comunidade é atuante e o preconceito é considerado menor. As cidades consideradas aptas a receber bem os LGBT são conhecidas como “gay friendly” e são, em sua maioria, cidades litorâneas.
· Turismo de Saúde: é uma das atividades mais antigas conhecidas na história da humanidade. Atualmente está focado principalmente na atividade médica e hospitalar, não deixando de envolver também o cuidado com o corpo e a mente, que nem sempre está atrelado ao ambiente hospitalar ou depende necessariamente de algum médico.
· Turismo Religioso: diferente de todos os outros segmentos de mercado, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar-se peregrinação cada viagem de turismo religioso.
· Turismo Científico: é evidenciado por efetuar-se exclusivamente de forma individual ou em pequenos grupos. Podendo ocorrer em locais com uma complexa estrutura turística ou com a sua total