Alcool
PROCESSO DE PRODUÇÃO
O processo de produção do álcool, segundo as suas classes, pode ser dividido em até três partes distintas, conforme o tipo de produto que se procura obter. Assim, considerando separadamente cada tipo ou classe de álcool, as diversas fases de produção são as seguintes:
• Álcool Bruto - processo de destilação: cuja finalidade é extrair do vinho - mosto fermentado- todo o álcool nele contido, junto com as suas impurezas voláteis, produzindo o “álcool fraco”,“bruto” ou “flegma” - com graduação alcoólicade 52 a 94 oGL.
•Álcool Retificado- processo de retificação:que tem a função de eliminar do álcool fraco ou flegma todas as impurezas e concentrar o álcool assim purificado, chamado retificado ou hidratado, com graduação até 97 oGL.
•Álcool Absoluto- processo de desidratação:que por meio do terceiro agente chamado arrastador ou outro elemento apropriado,elimina do álcool retificado a parcela d’água nele contida que não se consegue separar maispelo fracionamento. Produz-se, assim, um álcool desidratado que também é chamado de absoluto ou anidro, apropriado para amistura com carburantes, tendo graduação mínima de 99,95 oGL.
ALCOOLISMO
O álcool, embora seja uma substância tóxica para o organismo, é vendido livremente e, muitas vezes, durante campanhas eleitorais (como agora, nas eleições para reitor da UFSC), é distribuído gratuitamente. O etanol é um depressor do Sistema Nervoso Central - diminui o tempo de resposta a estímulos externos do SNC. Seus principais efeitos a curto prazo são a perda de coordenação, fala arrastada, pupilas dilatadas, perda do autocontrole emocional. A exposição prolongada a esta droga causa destruição parcial do fígado e sistema nervoso, depressão respiratória, problemas de disfunção sexual (impotência e/ou ejaculação precoce), aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, câncer, catarata e morte. Estima-se que, dentre os países desenvolvidos, o álcool seja um dos maiores causadores de morte - desde