Resenha modelo psicanalitico,freud
RESENHA
MODELO PSICANALÍTICO
ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CAPITULO 2, DE DA ROCHA FIORI QUE DISCORRE SOBRE FREUD E A PSICANALÍSE TENDO COMO INICIO A VIDA ESTUDANTIL DE FREUD E SUA TRAJETORIA NO CAMPO DA PSICANALSE.
SEGUNDO O AUTOR SIGMUND FREUD NASCEU EM FREIBERG MORÁVIA, EM 1856 E INGRESSOU NA UNIVERCIDADE DE VIENA EM 1873, FOI APROVADO NOS EXAMES FINAIS EM 1881. DURANTE O PERIODO INICIAL DE SUA CARREIRA,DESENVOLVE UMA NOVA TÉCNICA PARA COLORAÇAO DE TECIDOS NERVOSOS PELO CLORETO DE OURO E LANÇA BASE PARA A UTILIZAÇAO CLINICA DA COCAÍNA COMO ANESTESICO LOCAL.TORNANDO –SE NAS DECADAS DE 1880/1890 UM NEUROLOGISTA DE RENOME.
O INTERESSE DE FREUD PELA PSIQUIATRIA, E PARTICULARMENTE PELA HISTERIA, O LEVA A CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO PARA ESTUDAR COM CHARCOT, EM PARIS. ESTE PSIQUIATRA HAVIA SE NOTABILIZADO POR SEUS ESTUDOS E TRABALHOS COM PACIENTES HISTERICAS.CHARCOT DESCOBRIRA QUE ATRAVÉS DA HIPNOSE PODERIA ELIMINAR OU CRIAR EM SEUS PACIENTES TEMPORARIAMENTE A MANIFESTAÇAO DE SINTOMAS HISTÉRICOS.FREUD ACOMPANHA SEUS SEMINARIOS E SUA DESCOBERTA DE QUE OS FENOMENOS HISTERICOS E A HIPNOSE CONSTITUIAM UM MESMO PROCESSO.
NA VERDADE A TEORIA DE CHARCOT ERA MAIS FISICA QUE FUNCIONAL, PRA ELE A HISTERIA ERA UMA INCAPACIDADE CONGENITA DE INTEGRAR FUNÇOES PSIQUICAS. FREUD USA UMA BOA IMAGEM PARA REPRESENTAR A TEORIA DE CHARCOT, COMPARANDO A HISTERIA A UMA MULHER SOBRECARREGADA DE PACOTES, QUE NÃO LHE CABEM NOS BRAÇOS. UM DELES CAI E, AO ABAIXAR-SE PARA APANHÁ-LO OUTRO TAMBÉM VAO AO CHAO OU SEJA, E UMA DEFAZAGEM NA COORDENAÇÃO DE SUAS FUNCOES.
OS TRABALHOS DE LIEBAUT E BERNHEIM SOBRE SUGESTAO POS-HIPNOTICA, REALIZADO NA FRANÇA PARALELAMENTE AOS DE CHARCOT, CONSTITUIRAO OUTRO PONTO DE PARTIDA PARA FREUD. NUM SEGUNDO MOMENTO, ESTAS MESMAS IDEIAS PERMITE A FREUD ABANDONAR A HIPNOSE E PERMITIR AO PACIENTE SOZINHO A BUSCA DOS EVENTOS TRAUMATICOS REPRIMIDOS.
CONSCIENTE E INCONSCIENTE-O MODELO TOPOLÓGICO
ATUALMENTE É FACIL ACEITAR A IDEIA DA EXISTENCIA DE