NIC e NOC
PROBLEMA 4
01-) Planejamento da assistência de enfermagem
O planejamento começa pela priorização dos diagnósticos, a fase do planejamento consiste na criação de metas e de um plano de cuidados destinado a ajudar o paciente a resolver os problemas diagnosticados e a alcançar as metas identificadas. Planejamento de enfermagem é a determinação dos resultados que se espera alcançar e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de diagnóstico de enfermagem.
Operacionalmente, o planejamento começa pela priorização dos diagnósticos de enfermagem que foram estabelecidos. Geralmente são identificados múltiplos diagnósticos e certamente o enfermeiro não consegue estabelecer o plano de ação para todos eles, de imediato, assim, ele analisa quais deles deverão ser atendidos em curto, médio e longo prazo.
Essa priorização pode ser feita pela equipe, em uma discussão conjunta, podendo ainda ser incluído o cliente. Diante do diagnóstico que se pretende resolver, são estabelecidas metas e objetivos. As metas consistem em resultados gerais que se pretende que o cliente alcance no sentido de promoção, manutenção, recuperação da saúde e reabilitação.
Os objetivos são condições necessárias ao alcance das metas, as quais devem ser realistas, isto é, devem considerar as habilidades e limitações do sujeito e os recursos disponíveis. Devem, também, estar centradas no cliente e ser pertinentes ao diagnóstico em questão.
A prescrição das intervenções representa as ações realizadas em resposta a um diagnóstico de enfermagem/problema colaborativo, cuja prescrição está diretamente relacionada ao seu fator desencadeante. Alfaro-Lefreve (2000) menciona que as intervenções de enfermagem são realizadas pelo enfermeiro para monitorar o estado de saúde do cliente, minimizar os riscos, resolver ou controlar um problema,