Neuropsicologia
A neuropsicologia é uma abordagem científica que estuda a relação entre o sistema nervoso central, os processos cognitivos e o comportamento humano. Ela envolve fundamentos psicológicos e neurológicos, e visa o tratamento dos distúrbios cognitivos e comportamentais decorrentes de alterações do sistema nervoso central.
2 – Comente sobre a atuação e a aplicação da neuropsicologia.
O Neuropsicólogo atua principalmente na avaliação e no tratamento das consequências de disfunções do Sistema Nervoso Central. As perdas de tais funções podem estar relacionadas ao desenvolvimento anormal do sistema nervoso ou serem adquiridas devido a uma lesão no SNC ou até mesmo devido à velhice.
3 – Explique o modelo de Sistemas Funcionais de Alexander Luria.
Luria identificou três unidades básicas, ou sistemas funcionais, para explicar a atividade mental através da interação entre o cérebro e os processos mentais humanos. São elas: unidade da atenção, unidade de codificação e processamento e unidade de planificação. As funções executivas, segundo Luria, não podem ser localizadas em pontos específicos do cérebro ou em grupos isolados de células, pois elas são organizadas a partir da ação de diversos elementos que atuam de forma articulada, isso é, cada um desempenhando um papel naquilo que se constituiu como um sistema funcional complexo. Esses elementos podem estar situados em áreas diferentes do cérebro, frequentemente distantes umas das outras, e podem até utilizar comportamentos diferentes para desempenhar uma mesma função. Luria (1981 apud OLIVEIRA) afirma que “a presença de uma tarefa constante desempenhada por mecanismos variáveis, produzindo um resultado constante, é uma das características básicas que distingue o funcionamento de cada sistema funcional”.
4 – Conceitue Neuroplasticidade.
É a capacidade que o cérebro tem de remapear as suas conexões nervosas à medida que experimentamos uma mudança em nosso ambiente ou desenvolvemos uma