o patrimônio brasileiro
Foi criado em 1972, pela Organização das Nações Unidas para a ciência e a cultura (Unesco), a convenção do patrimônio Mundial. A intenção foi de incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.
Estão incluídos na lista de patrimônio os monumentos históricos, conjuntos urbanos, Locais sagrados, obras-de-arte, parques naturais, paisagens modificadas pelo o homem, ecossistemas e diversidade biológica, tesouros subaquáticos, objetos pré-históricos, peças arquitetônicas e tradições orais e imateriais da cultura popular. Sugere, ainda, uma postura de proteção a quem possui o patrimônio, seja ele particular ou órgão público.
O Brasil possui bens considerados patrimônio mundial cultural, são eles:
Praça São Francisco - São Cristóvão (SE)
São Está entre as riquezas e belezas do município, o conjunto arquitetônico da praça são Francisco, com ainda conserva o estilo colonial das edificações que estão relacionadas à ordem Franciscana da igreja católica. No local, se encontra também o museu de Arte Sacra, o terceiro mais importante acervo desse gênero no País. Está incluso também no complexo histórico, o Convento de são Francisco, com traços da arquitetura com misturas de influências espanhola e portuguesa na formação dos centros urbanos coloniais. A praça São Francisco, em agosto de 2010, recebeu o título de Patrimônio mundial da Unesco.
Cidade Histórica de Ouro Preto/MG
Antiga capital das Minas Gerais, Ouro Preto foi fundada em 1698. Recebeu o título de patrimônio mundial por causa do seu acervo arquitetônico original. Fica localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo horizonte, foi também centro do ciclo do Ouro do Brasil.
Centro Histórico de Olinda/PE
Em 1537 Olinda Fundada pelo primeiro donatário da capitania de Pernambuco, chamado Duarte Coelho Pereira. O centro da cidade conserva com muita fidelidade a paisagem e o sítio da vila fundada na primeira metade do século XVI.A parte urbana