neuropsicologia
PROFESSOR ORIENTADOR: Ádan Pelegrino
NEUROPSICOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia, Ciência e Profissão ministrada pelo professor Ádan Pelegrino, para obtenção parcial de nota para o curso de Psicologia da Universidade Paulista.
SANTANA DE PARNAÍBA/SP
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
NEUROPSICOLOGIA
SANTANA DE PARNAÍBA/SP
2015
1 INTRODUÇÃO Neuropsicologia: História, conceito e áreas de atuação. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a definição da Neuropsicologia bem como o campo de atuação em que estão inseridos os profissionais da área, reabilitação neuropsicológica desenvolvimentos de técnicas e estudos atuais.
Este trabalho tem como objetivo principal orientar e apresentar a definição da Neuropsicologia, ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, nele será abordado ainda o seu mercado de trabalho, diagnósticos, métodos, reabilitação e a sua importância perante a sociedade e as diversas áreas de atuação.
1. NEUROPSICOLOGIA
A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano (Luria, 1981). Talvez essa seja a definição mais explorada pela maioria dos autores e possivelmente a que mais represente o que vem a ser esse campo de estudo. Em seu surgimento os estudos eram focados nas consequências comportamentais causadas pelas lesões cerebrais específicas, entretanto, hoje a neuropsicologia busca investigar as funções cerebrais superiores inferidas a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social do sujeito (Costa et al, 2004).
A neuropsicologia também pode ser descrida como a análise sistemática dos distúrbios de comportamento, que se seguem a alterações da atividade cerebral normal, causadas por doenças, lesões ou malformações (Lezak, 1995).
A partir do conhecimento do desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro que se pode compreender alterações