NEUROPSICOLOGIA
A Neuropsicologia é uma ligação entre a Psicologia e a Neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Praticamente dedica-se a investigar como diferentes lesões causadas em diversas áreas da cognição humana (processo que envolve percepção, atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação e linguagem). A Neuropsicologia Infantil tem por objetivo identificar, precocemente, as alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental. A qualificação e a experiência do examinador para uma avaliação neuropsicológica são fatores essenciais.
Para chegar a um diagnóstico, geralmente o profissional dessa área recorre ao histórico clínico do paciente (coleta de dados da história médica, psicossocial, ocupacional, marcos relevantes do desenvolvimento, habilidades específicas, características, gravidade e progressão das queixas), a entrevistas (feitas com o paciente e com membros da família e testes neuropsicológicos - que avaliam diversas funções cognitivas, com a finalidade de obter dados gerais sobre o funcionamento cerebral, assim como outros, selecionados de acordo com as queixas e hipóteses levantadas).
Por isso, as avaliações precisas e sistemáticas na área da Neuropsicologia são importantes, porque oferecem evidências objetivas sobre o alcance e a severidade do problema e determinam quais funções permanecem preservadas - fator fundamental para uma possível reabilitação, bem como indicam o efeito de tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos.
Procurar um profissional quando houver dificuldades no desempenho quotidiano: na presença de sintomas como lapsos de memória, pessoas que tenham suspeita ou diagnóstico de doenças como Alzheimer, Dislexia, TDAH, entre outras que interfiram na cognição, no comportamento e nas atividades do sistema nervoso. A ajuda neuropsicológica também é importante para o estabelecimento de diagnóstico diferencial entre depressão, transtorno cognitivo leve e demências.
Principais problemas