Neuropsicologia das Emoções
NEUROCIÊNCIAS E NEUROLOGIA
PROFESSORA : ÉRICA VILA REAL MONTESFUSCO
DEVID DOS SANTOS OLIVEIRA - 141012137
NEUROPSICOLOGIA DAS EMOÇÕES
FORTALEZA
201
NEUROPSICOLOGIA DAS EMOÇÕES
Estudar os processos psicológicos nos leva a uma dimensão de conhecimento profunda em relação ao mundo e como tias processos são aplicados, o que pode variar muito, levando em consideração uma série de aspectos e fatores, algumas ciências fazem estudo desses processos e resgatam características que na maioria das vezes eram até então desconhecidas e sem significado algum, e a partir de estudos de processos psicológicos passas a ser primordiais para sua significância.
A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Tem como objetivo estudar e compreender o comportamento humano considerando o funcionamento das diversas estruturas e áreas do sistema nervoso. Ela estuda as funções corticais superiores, como a atenção, a memória, a linguagem, o raciocínio lógico-matemático, a percepção visual, as funções executivas, entre outras funções cognitivas.
A neuropsicologia considera "a participação do cérebro nessas funções mentais como um todo, no qual as áreas são interdependentes e inter-relacionadas, funcionando comparativamente a uma orquestra, que depende da integração de seus componentes para realizar um concerto". Na área de estudos sobre a neuropsicologia, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais tem como base a percepção, através de vivências passadas. A partir do estímulo sensorial, o indivíduo organiza e interpreta as suas sensações para atribuir significados ao meio em que está envolvido.
A percepção pode ser estudada precisamente a nível biológico ou fisiológico. Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Determinados especialistas na área da