NEUROPSICOLOGIA
Neuropsicologia é um campo de conhecimento que tem por objetivo estabelecer as relações que existem entre o SNC e as funções cognitivas e o comportamento. Para tanto a neuropsicologia estuda os distúrbios cognitivos e emocionais e os distúrbios de personalidade provocados por lesões no cérebro. É multidisciplinar, pois integra os conhecimentos da neurociência e psicologia.
Hoje a Neuropsicologia é uma área da psicologia em franco crescimento e ainda carente de profissionais, pois é relativamente nova. Segundo o CFP os campos de atuações fundamentais do neuropsicólogo são:
a) Diagnóstico - exames neuropsicológicos
b) Acompanhamento e tratamento - realizar intervenções com o paciente a fim de que possam melhorar, compensar ou mesmo adaptar-se às dificuldades.
c) Pesquisa - nas áreas da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento. O enfoque sempre é na relação entre esses campos com o SNC.
O Especialista em Neuropsicologia, como denomina o CRF, atua em diversos locais, como: instituições de ensino superior, hospitais, clínicas e consultórios privados. Na maioria das vezes atua em equipes multiprofissionais (neurologistas, pedagogos, psiquiatras, psiquiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e geriatras).
HISTÓRIA DA NEUROPSICOLOGIA
A imagem acima representa pensamento da Antiguidade Clássica, ainda muito forte hoje no senso comum, que faz conexão do cérebro com o coração. Como pode-se ver o cérebro nem sempre foi associado às funções comportamentais. Foram necessários vários séculos de estudos até que os pesquisadores conseguiram comprovar a relação cérebro-comportamento. Abaixo segue um breve resumo do desenvolvimento histórico da neuropsicologia:
Na antiguidade, mente associada ao coração (HIPÓTESE CARDÍACA);
Aristóteles, no coração estaria a base da mente, enquanto o cérebro seria uma espécie de radiador, com a função de resfriar a temperatura do sangue (HIPÓTESE CARDÍACA);
Galeno: a lesões