Resumo PMBOK Cap5
504 palavras
3 páginas
O capitulo 5 trata do gerenciamento do escopo do projeto, na introdução é feita a explicação de que esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto. Em seguida são descritos os cinco processos que fazem parte do gerenciamento do escopo do projeto, são eles: Coletar Requisitos: inclui todo o processo de definição e documentação de todas as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e expectativas de cada parte interessada para alcançar os objetivos do projeto. São ainda descritas as entradas para esse processo que seriam o termo de abertura de projeto e o registro das partes interessadas. Como ferramentas são sugeridas entrevistas, dinâmicas de grupo, oficinas e outras técnicas como brainstorming, técnica delphi, mapas mentais. E as saídas esperadas para esse processo a documentação dos requisitos, o plano de gerenciamento dos requisitos e a matriz de rastreabilidade dos requisitos;
Definir o Escopo: é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. Como entradas para esse processo estão o termo de abertura do projeto, as documentações dos requisitos geradas no processo anterior e as normas e regulamentos de processo organizacionais. Entre outras ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas o livro descreve a técnica de análise do produto, que consiste em analise do produto que será resultado do projeto e inclui técnicas como decomposição do produto, análise de sistemas, engenharia de valor, etc. Como saídas desse processo teremos a atualização/revisão dos demais documentos do projeto com novas informações possivelmente mais detalhadas e a declaração do escopo do projeto que irá descrever detalhadamente as entregas do projeto e o trabalho necessário para concluir as mesmas.
Criar EAP: é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de mais fácil gerenciamento.