ISO 26000
Temas fundamentais para a responsabilidade social - Orientações sobre as principais questões da responsabilidade social
6.1 Generalidades
Para ser socialmente responsável, uma organização deve considerar as seguintes questões principais:
•
•
•
•
•
•
•
Governança organizacional;
Direitos humanos;
Práticas trabalhistas;
Meio ambiente;
Práticas operacionais justas;
Questões de consumidores; e
Desenvolvimento social.
Cada uma dessas questões principais inclui uma gama de questões que serão discutidas nesta cláusula.
A base para lidar com essas questões devem ser os princípios da responsabilidade social (ver Cláusula 5).
Muitas das questões estão inter-relacionadas. Ao implementar ações relativas à responsabilidade social (ver Cláusula 7), uma organização, tendo ciência das expectativas dos stakeholders, deve identificar a pertinência das questões. A pertinência será afetada pela natureza da organização, sua localização, atividades e outros fatores.
Uma organização deve tratar das questões concretas. Uma questão concreta é aquela que influenciaria de maneira significativa as avaliações e decisões de uma organização e/ou de seus stakeholders. Uma organização deve avaliar por que, como e quando uma questão é concreta.
Não há uma ordem pré-determinada na qual uma organização deve abordar as questões; isso variará de acordo com a organização e sua estratégia. Uma organização deve observar as questões de maneira holística, isto é, considerar o sistema completo em vez de somente concentrar-se nos componentes individuais, e compreender como essas questões se relacionam e influenciam umas às outras. Ao trabalhar com cada uma dessas sete questões principais, uma organização deve considerar as ramificações das atividades por toda a cadeia de fornecimento e tomar a iniciativa de tratá-las. Deve fazer isso de forma a não gerar impactos adversos em sua cadeia de fornecimento e/ou no ciclo de vida de seus produtos/serviços.
‘’Figura 1 – Panorama [das Questões principais][dos