Iso 26000
A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.
A ISO 26000 foi criada pelo ISO/TMB Working Group on Social Responsibility (ISO/TMB WG SR) através de uma metodologia multi-partite que envolveu especialistas de mais de 90 países e 40 organizações internacionais ou com ampla atuação regional envolvidas em diferentes aspectos da responsabilidade social. Esses especialistas surgiram de seis diferentes grupos de partes interessadas: consumidores; governo; indústria; trabalhadores; organizações não governamentais (ONG); serviços, suporte, pesquisa, academia e outros. Procurou-se um equilíbrio entre países em desenvolvimento e desenvolvidos, assim como um equilíbrio entre gêneros na elaboração dos grupos. Apesar dos esforços feitos para garantir uma participação equilibrada de todos os grupos de partes interessadas, um equilíbrio total e justo de partes interessadas foi limitado por diversos fatores, inclusive a disponibilidade de recursos e a necessidade de conhecimento do idioma inglês.
Conforme a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo anseio e propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso sugere um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que seja em conformidade com as leis aplicáveis, de acordo com as normas internacionais de comportamento. Ainda implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.
A ISO 26000(2010) é uma norma de diretrizes e de uso voluntário, não visa nem é apropriada a fins de certificação. Qualquer oferta de certificação ou alegação de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000 compõe em declaração falsa