Dogmatismo
O dogmatismo é de origem etimológica da palavra dogma. Um termo de origem grega que significa literalmente “ o que se pensa é verdade”. Antigamente o termo era ligado a uma crença ou convicção, um pensamento firme ou uma doutrina. O dogmatismo está ligado a doutrina e a filosofia. Dogmatismo é toda doutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível.
O q é?
O dogmatismo é um termo utilizado pela filosofia e religião, é a tendência de um indivíduo afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível. É uma espécie de fundamentalismo intelectual onde expressa verdades que não são sujeitas a revisão ou crítica, sendo verdades absolutas , todavia tomam essa proporção já que a sociedade as tornou. É uma atitude dos indivíduos de crer na existência de algo sem ter dúvidas.
Sentido filosófico
O sentido filosófico do termo dogmatismo é diferente do usado para definir um termo não pertencente a realidade.
O dogmatismo é o conjunto de dogmas teológicos, isto é, de expressões surgidas com pensamentos filosóficos ou pertencentes à hierarquia mais alta da Igreja.
Em contrapartida, o vocábulo dogma significou primitivamente oposição . Tratando-se assim de uma opinião centrista, isto é, algo que se referia ao opinião em sim. Por isso, o termo dogmatismo significava "relativo a doutrina" ou "fundado em princípio".
Ao decorrer da historia
Com o decorrer dos séculos, o dogmatismo começou a ser percebido como a posição filosófica defendendo que as verdades absolutas existem. Os filósofos que insistiam demasiado nos princípios metafísicos acabavam por não prestar atenção aos fatos ou argumentos que pudessem pôr em dúvida esses princípios. Esses filósofos não consagravam o principal da sua atividade à observação ou ao exame, mas sim à afirmação. Foram por isso chamados filósofos dogmáticos, ao contrário dos filósofos examinadores ou cépticos.
Por dogmatismo pode entender principalmente em três sentidos:
1) Como a