Historia de Cabo Frio.
Larissa Paula da Silva Tavares
Caminhos do conhecimento
História e Turismo
Itaborai
2015
Caminhos do conhecimento
Os sítios arqueológicos históricos são locais onde a exposição da cultura material e remanescente é exposta ao público. O sitio arqueológico Sambaqui da Tarioba encontrado em Rio das Ostras é um dos poucos museus “in situ” no Brasil, o que quer dizer que o material exposto permanece da forma que foi encontrado. Nele pode-se observar o local de moradia dos povos primitivos que o habitaram há mais de cinco mil anos atrás, onde enterravam seus mortos e seus restos faunísticos que estão relacionados à dieta de seus antigos moradores. Painéis decifram as várias fases da escavação e explicam o que há em cada uma das camadas. Podem ser vistos artefatos usados para trabalho e adorno, como pedras afiadas e peças feitas a partir de ossos e vértebras de peixes. Recentemente foi encontrada a ossada de 20 indivíduos que foram estudas e refeitas e hoje algumas delas estão em exposição no local. O museu/sitio arqueológico de Sambaqui divide seu espaço com a Casa de Cultura de Bento da Costa Júnior que também é uma boa fornecedora da cultura e história antiga brasileira.
Em 2008 os ossos encontrados auxiliaram nas pesquisas de estudantes de odontologia. Que fizeram relatos sobre os hábitos alimentares e costumes dos povos antigos.
Atualmente o local encontra-se em condições favoráveis ao turismo da região, com via de acesso fácil para moradores e turistas que buscam conhecimento sobre os fatos e povos antigos da sociedade em que se habita. O endereço é Rua Dr. Bento Costa Jr., 70, Centro. Funcionamento de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h. A visitação em grupo deve ser agendada. Informações pelo telefone 2764-6350.
Este local tem como ponto principal ensinar as pessoas sobre como é importante ter conhecimento amplo e claro sobre os costumes dos nossos ancestrais,